Blog

Quadros para a matriz serigráfica

Vamos falar um pouco sobre os quadros para a construção de nossa matriz serigráfica.

É muito importante sabermos como adequar um bom quadro para a construção da nossa matriz. Aqui vamos falar sobre os tipos de materiais para a construção dos quadros e as principais medidas.

O QUADRO

Em Silk Screen, as imagens a serem impressas são gravadas numa tela tecida com fios de Nylon ou polyester, esticada e presa a um quadro de madeira, ferro, alumínio, plástico ou qualquer outro material, que sirva para sustentação do tecido serigráfico, ou ainda define-se o quadro pelo tipo de trabalho a ser executado. Se o serviço não requer muita qualidade, pode-se trabalhar com quadros de madeira, e para outros trabalhos, onde a qualidade e imprescindível, aconselha-se o trabalho com quadros de alumínio ou ferro. Na maioria das vezes utilizamos o quadro de madeira pelo seu baixo custo e pela facilidade de esticagem do tecido serigráfico ao quadro. A este conjunto, chamamos de matriz.

Os diferentes tipos de materiais para a confecção dos quadros, são as seguintes:

Madeira: São utilizados diversos tipos de madeira para confeccionar os quadros, os mais comuns são o pinho e o cedro, pois resistem muito bem a umidade e são muito fáceis para grampeá-los. Existem algumas restrições para a utilização dos quadros de madeira.

O quadro de madeira não é o mais recomendável para a produção em serigrafia, mas em virtude do baixo custo, é uma opção muito utilizada, tornando isso uma de suas poucas vantagens.

O quadro de madeira não pode ser muito tencionado, pois, quando grampeados, os grampos rasgam a tela e, quando colados com alta tensão, o quadro não resiste e empena. Para aumentar a estabilidade dos quadros de madeira, uma solução é impermeabilizar a moldura.

Ferro: Este material é largamente utilizado em estamparias têxteis, para grandes formatos. Assim como a madeira, o preço também é uma vantagem. Possuem boa estabilidade, desde que os perfis utilizados tenham sido corretamente dimensionados. Entretanto, há desvantagens, principalmente relacionados à corrosão. É pesado, principalmente em grandes formatos e enferruja rapidamente, perdendo assim o tecido.

Os quadros de ferro só podem ser colados e é preciso um tratamento anticorrosão e logo após aplicar uma camada de tinta especial, o que torna dispendioso, além de se gastar muito tempo para a execução desse processo. Durante o tempo de uso, o quadro enferruja e o tecido descola. Por ser muito pesado, para trabalhos manuais se torna quase impossível manter um ritmo de produção homogêneo, pois o serígrafo tem um desgaste físico muito alto, prejudicando a produtividade.

Alumínio: O quadro de alumínio é o que oferece melhor resultado na impressão, porém é o mais caro, mas é o que tem o melhor custo x benefício.

Os quadros não enferrujam, têm boa estabilidade, desde que os perfis utilizados tenham sido dimensionados corretamente. São de fácil manuseio, pois o alumínio é mais leve que a madeira e o ferro.

O quadro de alumínio é muito resistente, por isso podemos trabalhar com altos valores de tensionamento. Se tensionamos uma tela com valores altos, teremos menor problema de registro na hora de imprimir. Outra grande vantagem do quadro é que não precisamos fazer tratamento anticorrosivo, pois o alumínio é altamente resistente a quase todos os tipos de solventes. 

Plástico: O quadro de plástico é utilizado apenas em alguns casos, apesar do seu custo ser muito convidativo. Existe algumas restrições quanto ao seu uso. A estabilidade dimensional é baixa, em contato com alguns tipos de solventes o material pode deteriorar-se. É um tipo de quadro muito utilizado na confecção das impressões em ampolas para uso de medicamentos.

As medidas de um quadro:

O tamanho do quadro a ser definido dependerá da medida do motivo a ser impresso, em qual superfície será executado o serviço, ou seja, em qual equipamento iremos trabalhar, pois em alguns casos o motivo poderá ser bem menor do motivo a ser gravado, devido as condições que o trabalho exige. Por exemplo trabalhar em uma mesa corrida, quando se tratar de imprimir camisetas, onde o quadro deverá suprir a medida das chavetas (peça que é colocada no quadro), para que se possa conseguir um registro de impressão perfeito. A principio tomaremos por base as medidas a seguir: Devemos sempre deixar espaços na matriz para armazenar a tinta e para  trabalhar com folga, sem apertos, evitando assim sujeira excessiva com tinta e a baixa qualidade de impressão. Essa medida deve respeitar a área de “tinteiro” e também as laterais, pois, quanto maior o espaço, melhor a impressão e maior vida útil da matriz. Nem sempre temos como deixar os espaços adequados, pois a serigrafia é muito ampla, com diversos tipos de equipamentos e sistemas de impressão. Sempre que possível, devemos utilizar uma área próxima a 70% do quadro, deixando 30% de áreas livres. Vale muito o bom senso e o tipo de trabalho que iremos executar.

Quadros auto tensionáveis: São quadros que não necessitam do adesivo, nem do equipamento de esticagem. Geralmente o seu perfil é de ferro, é um quadro de excelente qualidade, encontrado em diversas medidas. Neste quadro o tecido é colocado na própria peça e com o auxílio de um torniquete é esticado até atingir a tensão desejada. Alguns problemas estão no seu alto custo e a necessidade de um equipamento que permita sua utilização. 

Alguns cuidados:

Antes de esticar o tecido, verifique a situação do quadro: arestas cortantes podem provocar a ruptura da malha.

  • Inspecione o quadro (principalmente no alumínio e no ferro) quanto ao tipo de soldagem executada, tipo do perfil, verifique se a espessura do perfil está de acordo com as medidas do quadro.
  • Antes de colar, limpe bem a superfície do quadro. Qualquer resíduo de gordura pode vir a prejudicar a colagem. Por melhor que seja o adesivo, resíduos gordurosos atrapalham a performance da colagem.
  • Em dias de muita umidade, limpe a superfície a ser colada com um solvente bem volátil. Ele se evapora rapidamente, levando consigo a umidade. Se isso não for possível, ponha o quadro no secador por alguns instantes, antes de colar.
  • Para ter uma colagem perfeita, depois de limpar o quadro passe uma demão de cola sobre a superfície a ser colada. Desta maneira você vai ter uma superfície de ancoragem mais eficiente

Nas próximas postagens, falaremos um pouco mais sobre os quadros para serigrafia. Vamos falar dos tipos de perfis, e dos quadros irregulares.

Texto escrito por André Manzatto do Blog Aprendendo Serigrafia por Manzatto