Blog

O que é um Vetor?

Quem nunca quis fazer uma camiseta personalizada e quando encontrou um lugar ouviu a seguinte frase: “Precisamos da Arte vetorizada em Formato CorelDraw ou PDF Vetor”. Mas o que seria esse vetor? Hoje vamos falar um pouco sobre isso com vocês.

Uma arte vetorizada nada mais que um desenho feito com curvas, linhas e pontos e que existe a possibilidade de ser modificado, por exemplo: mudar sua cor, engrossar ou afinar um determinado traço, o que já não conseguimos fazer, por exemplo, com imagens, seja ela em formato jpg ou png.

Mas por que precisamos das imagens nesse formato para fazer uma camiseta personalizada?

Primeiramente, precisamos entender como funciona o processo de Silk Screen. Para podermos gravar uma tela, e passar esse desenho para uma camiseta, precisamos da arte separada em suas determinadas cores para que isso possa acontecer. Ou seja, a imagem precisa estar vetorizada, para que possamos fazer a separação de cores que existe no desenho e assim podermos gravar a tela e fabricar a camiseta.  Por exemplo, temos o seguinte desenho abaixo:

C:\Users\Administrador\Desktop\Girassol.jpg

Podemos contar um total de 4 cores: amarelo, verde, cinza e marrom. Com o desenho vetorizado, podemos fazer a separação para iniciar o processo de gravação, ficando da seguinte maneira:

C:\Users\Administrador\Desktop\Marrom.jpg
C:\Users\Administrador\Desktop\Amarelo.jpg
C:\Users\Administrador\Desktop\Verde.jpg
C:\Users\Administrador\Desktop\Cinza.jpg

Com essa separação, quando for feito o silk, as cores se juntarão, formando o desenho original. E por que cada cor precisa ficar em preto? Para que consiga ser gravada na tela, pois coloridas, não conseguiriam. E o preto precisa ser 100%.Pronto, agora você já sabe o que é um vetor ☺. Espero ter ajudado com essa dúvida. Até a próxima!!!