Blog

Como Estampar Camisetas para entusiastas do faça você mesmo – Iniciante

Ah, a camiseta!

Usada como forma de se destacar na multidão, chamar atenção ou mesmo passar uma mensagem, a camiseta é com certeza o item do vestuário masculino ou feminino mais versátil que existe e com certeza o de maior consumo. O mercado de camisetas é BILIONÁRIO no Brasil, e o melhor de tudo é extremamente versátil. Você pode começar em casa com o mínimo de investimento e construir em questão de poucos anos um verdadeiro império.

Você acha que eu estou exagerando? Pois é, mas não estou! Nesses quase 15 anos que dou aulas de serigrafia conheci vários casos de sucesso. Alguns deles entrevistei e publiquei suas histórias em nosso canal do youtube. Mas vamos ao que interessa, vamos percorrer um passo-a-passo de como você pode estampar suas camisetas em casa, com baixo investimento e de forma bem simples e básica, e com isso criar o seu negócio que pode ser extremamente lucrativo.

Agora vamos às etapas, é bem fácil! (Calma que vai ser e-book)

1 – Crie seu desenho (nível: intermediário )

Crie seu desenho ou frase criativa utilizando um computador é um programa de edições (se for somente letras você poderá usar o Word). O grande segredo aqui é trabalhar sempre uma cor por vez, e na hora de imprimir colocar o seu escrito em preto, a cor que você quer na estampa da sua camiseta será definida com a tinta na hora de imprimir.

2 – Imprima em uma impressora jato de tinta ou laser (nível: fácil)

Utilizando um papel vegetal, transparência universitária ou laser film (próprio para Serigrafia e é encontrado em casas especializadas em Silk) o segredo aqui e comprar a mídia correta conforme sua impressora.

3 – Prepare sua tela (nível bem difícil) ou compre pronta (nível: super fácil 😁😁😁)

Compre um quadro para esticar a tela em uma loja de artigos para SERIGRAFIA , como aqui na Ateliê Loja por exemplo. Trata-se de uma moldura feita de madeira na qual se coloca a tela de poliéster e fixa-se com um grampeador de tapeceiro (Rocama 106) para isto além do grampeador, você precisará também do alicate esticador.

Muitas lojas de produtos serigráficos também vendem telas para serigrafia já esticadas (o que facilitará muito o seu trabalho).

A tela deverá ser grande o suficiente para caber seu desenho com folga. Para desenho no tamanho A4 (21 x 29,7 ) o tamanho ideal da tela é de 30x 40 cm, já para desenhos A3 (29,7 X 42CM ) O tamanho da tela ideal é 45 x 55cm.

4 – Desengraxe (nível: fácil)

A malha da tela vem empregando de óleos provenientes do processo de tecelagem, portanto é fundamental que você lave sua tela antes de usar. Existem no mercado produtos desengraxantes próprios para que você possa desengraxar sua tela. Na ausência dele você pode usar água e detergente de cozinha. O processo é simples, é só você lavar sua tela

5 – APLIQUE A EMULSÃO (nível: intermediário)

Cubra a tela com uma camada fina de emulsão. Para isto uma calha aplicadora vai te ajudar! Faça a aplicação em um cômodo levemente escuro para evitar que a emulsão endureça antes da hora. Aplique 1 vez pelo lado de fora (lado que o poliéster está grampeado ou colado) e 1 vez pelo lado de dentro. Cuidado para não deixar emulsão em excesso.

6 – DEIXE SECAR (nível: fácil)

Deixe a tela emulsionada secar em um espaço escuro com o poliéster voltado para baixo (coloque algum calço nos cantos da tela). Quanto menos pegar luz branca nesta fase melhor. Um quanto ou banheiro servirão para essa função, mas não se esqueça de fechar a porta e as cortinas.

7 – MONTE SUA EXPOSITORA COM LAMPADA LUZ NEGRA (nível: intermediário)

Você precisará expor sua tela emulsionada e com o fotolito a uma luz direta e com índices de raios UV e a lâmpada de fluorescente de luz negra (a famosa lâmpada berinjela) é a ideal para isto e não oferece riscos a nossa saúde.

Utilize um bocal simples e uma extensão (dessas que compramos em casa de material de construção)

8 – FIXE O FOTOLITO E EXPONHA (nível: fácil, mas requer atenção)

Coloque sua tela com o lado do poliéster grampeado para cima, e fixe o fotolito de forma que ele fique centrado na tela. ATENÇÃO: NESTE MOMENTO VOCE COLOCARÁ O FOTOLITO ENCOSTADO NA TELA DE FORMA INVERTIDA (ILEGIVEL). Você precisa colocar o fotolito ao contrario para obter a imagem correta na impressão. Se você não fizer isso você terá uma imagem espelhada na sua camiseta.

Fixe com fita adesiva e certifique-se que o fotolito ficou bem encostado na tela. A lâmpada deverá ficar por volta de 50 cm acima da tela, então use sua criatividade para fixar a extensão. O tempo de exposição será de aproximadamente 25 minutos, então nem pense em segurar a lâmpada com a mão. Se você tiver disponível coloque um pedaço de vidro transparente sobre a tela e o fotolito para que ele fique bem fixo.

9 – REVELE USANDO ÁGUA (nível: requer atenção)

Pegue uma mangueira, e lave a tela concentrando-se na sua imagem. Se tudo deu certo na fase anterior. A água retirará a emulsão que não endureceu embaixo do desenho do fotolito. Jogue água até que todo desenho apareça e você veja que abriu. Somente a área do fotolito deverá abrir.

10 – DEIXE SECAR (nível: fácil)

Agora é só deixar secando, se você tiver uma área aberta na sua casa onde pegue sol, melhor ainda. A luz do sol vai terminar de fixar a emulsão que sobrou na sua tela.

11 – FECHE AS ÁREAS ABERTAS COM FITA (nível: fácil)

Feche todas as áreas onde não tem emulsão na sua tela para que não vaze tinta na hora de imprimir

12 – FIXE A CAMISETA (nível: fácil, mas requer atenção)

Coloque um papelão no meio da camiseta para evitar que a tinta vaze. Existem colas especiais (adesivo de tack serigráfico) que você pode passar no papelão para fixar a camiseta e evitar que ela se mexa na impressão. Existem também mesas específicas para estampar camisetas conhecidas como Berços Serigráficos que podem facilitar muito sua vida.

13 – TINTA NA TELA E VAMOS IMPRIMIR (nível: atenção)

Agora é ajustar a tela sobre a camiseta. Colocar a tinta e com a ajuda de um rodo serigráfico aplicar sobre a camiseta: Coloque um pouco de tinta na tela fora da área do desenho e puxe o rodo por cima dele com firmeza, cobrindo toda a área do desenho, você pode puxar mais de uma vez. Você pode pedir para alguém te ajudar segurando a tela. Atenção: Não deixe a tinta secar na tela, ou vai entupir e você perderá sua revelação.

14 – SEQUE

Para secar você pode deixar em um varal ao vento ou utilizar um secador de cabelos.

Secagem ao toque: quando depois de algum tempo (geralmente uma ou duas horas), o impresso pode ser manuseado sem lhe causar danos.

Secagem definitiva: ocorre em geral, depois de 24 horas. As fábricas de tintas geralmente informam qual o tempo necessário para cada fase de secagem.

15 – FIM

Você acabou de aprender o passo-a-passo de um processo básico da impressão serigráfica. Agora é praticar bastante e colocar a sua criatividade para criar novas estampas!

16 – Desgravando a tela e começando tudo de novo! (nível: fácil)

Para começar tudo de novo e imprimir uma nova estampa você pode reutilizar sua matriz. Para isto vamos ter que remover toda emulsão e deixar nossa tela nova em folha. Vamos utilizar um produto próprio para a remoção da emulsão. Existem removedores líquidos, que já vem pronto e é só aplicar na tela. Eu prefiro o removedor em pó, você ira diluir 50 gramas para 5 litros de água e colocar em borrifador. É só borrifar em toda a área pelos 2 lados da tela, espalhar com o auxílio de uma esponja e aguardar de 5 a 10 minutos. Após isto é só jogar água com a mangueira (uma leve pressão de água ajuda bastante)

Texto criado por Moacir Ferreira no Blog Serigrafia